Combater os despertares noturnos, pode ser um grande desafio, principalmente para aqueles que já experimentaram tudo e nada resultou. Estes despertares fazem com que acorde cansado, sem energia, pois o seu sono não foi reparador, dado que, não entrou num sono profundo.
6 Dicas para combater os despertares noturnos
Vamos apresentar-lhe algumas dicas para que consiga evitar ou atenuar despertares noturnos devido a: boca seca; vontade de ir à casa de banho; ressonar; sentir calor ou frio, desconforto, etc.
Desperta porque acorda com a boca seca?
A alimentação também pode afetar a qualidade do nosso sono. As refeições pesadas, especialmente ricas em gordura, podem dificultar a digestão e causar desconforto no estômago, o que pode levar a despertares noturnos.
A nossa dica para esta situação é que tenha atenção com o jantar, pois este deve ser leve e pouco picante. Para além disso, não ingira bebidas com cafeína e álcool.
Desperta para ir à casa de banho?
A vontade ir à casa de banho é normal, contudo, se acontecer de forma muito repetitiva, pode ser sinais de doenças como: noctúria, hiperplasia benigna da próstata, etc.
É comum as mulheres sofrerem de noctúria: a doença da bexiga hiperativa. Já no caso dos homens, é a hiperplasia benigna da próstata que faz levantarem-se de noite para irem à casa de banho.
Nestas situações, a solução é diminuir a quantidade de água que ingere na última refeição e nas últimas horas antes de dormir. Caso não funcione, fale com o seu médico de família sobre esta situação.
Desperta com o barulho do seu ressonar?
O ressonar é muito comum em homens e mulheres, e pode fazer com que o descanso não seja reparador, pois pode produzir pequenos despertares pela ativação de ondas cerebrais.
Algumas das soluções para evitar o ressonar passam por escolher bem a posição que dorme. A posição ideal para quem ressona, é de lado. Outra dica é ter cuidado com a dieta alimentar, e por fim, evitar beber álcool, principalmente antes de ir para a cama.
Desperta por causa do calor ou do frio?
Quando o quarto está demasiado quente, a dificuldade de adormecer e manter-se a dormir é maior, e quando está frio, acontece exatamente o mesmo.
Desta forma, para que consiga dormir bem deve ter em atenção à temperatura ambiente ideal do seu quarto, o recomendando é que o quarto esteja a uma temperatura de 23ºC.
Para além disso, deve dormir com um pijama confortável, se preferível de algodão, os pijamas de flanela podem ser inimigos de um bom descanso.
Desperta por causa do desconforto?
Procure escolher um colchão, almofada e lençóis de cama de qualidade. Neste sentido, é importante escolher produtos de descanso de qualidade, para que as suas necessidades de conforto sejam satisfeitas. Um colchão em mau estado ou velho, vai afetar a qualidade do seu sono, pois vai provocar despertares noturnos.
Desperta por causa das preocupações?
Experimente fazer uma meditação antes de dormir, escrever num papel tudo aquilo que o incomoda, ler um livro, estas pequenas dicas podem fazer uma grande diferença para que consiga relaxar e posteriormente dormir sem despertares.
Riscos associados à falta de sono:
Alguns dos riscos associados à falta de sono são maior propensão para ter tensão alta, diabetes, excesso de peso e obesidade. Além disso, tendência para a depressão, maior probabilidade de desenvolver alzheimer e alguns cancros.
10 Dicas para lavar os seus lençóis como um hotel de 5 estrelas