Neste artigo, vamos partilhar 8 estratégias para atenuar as birras matinais, e ter um começo de dia mais tranquilo e feliz para todos. Contudo, frisamos que cada família tem a sua própria dinâmica e o que resulta para uns pode não resultar para outros.
8 Estratégias para atenuar as birras matinais:
Acordar de manhã para ir para a escola é para muitos pais, um verdadeiro problema e um desafio lidar com birras matinais, choro e mau humor matinal. No entanto, tudo se resolve com a implementação de estratégias.
1ª Controlar as suas emoções
Se já acorda cansaço e stressado provavelmente vai passar estas emoções para as crianças e estas ficarão nervosas ou até mesmo assustadas.
Aprenda a controlar as suas emoções para que os mais novos também o façam. Lembre-se de que você é o exemplo dos seus filhos.
2ª Boa organização
Prepare a mochila no dia anterior, escolha a roupa antes de os miúdos se deitarem, se possível, coloque os lanches já dentro da mochila, na noite anterior.
A vantagem de preparar as coisas no dia anterior é que trará mais tempo na manhã seguinte para acordar os miúdos com mais calma e com menos stress.
3ª Rotinas com brincadeira
Se tirar o pijama, lavar os dentes, calçar os ténis, nunca é feito com bom grado e à primeira, a brincadeira pode ajudar a convencer os mais novos a cumprir as rotinas.
Porque não experimenta brincar enquanto faz as rotinas diárias? Por exemplo, pode explicar que está na hora de tirar o pijama do urso pardo e passar para o urso polar, e que quanto mais rápido se vestir mais rápido voltará a ser o urso pardo.
Pode incentivar a lavar os dentes sozinhos, quem lavar primeiro os dentes ganha a oportunidade de escolher a próxima pasta dos dentes.
Respeite o tempo da sua criança e as suas emoções, e use a sua imaginação para brincadeiras que possam melhorar a dinâmica das rotinas.
4ª Ser carinhoso
O carinho é uma forma de comunicação, de dizer gosto de ti/preocupo-me contigo, e também de transmitir segurança. São precisamente estas emoções que as crianças precisam sentir, mesmo nos momentos mais difíceis, como é o caso das birras.
5ª Defina as suas prioridades
Qual é a sua prioridade de manhã? Deixar os seus filhos sem atraso na escola e chegar a horas ao trabalho? Arrumar a loiça do pequeno-almoço, camas feitas antes de sair de casa e levar os seus filhos ao autocarro?
Estabeleça prioridades e não exija demasiado de si, algumas tarefas provavelmente podem ser feitas assim que chegar a casa.
6º Mude o seu mindset
O sentido de responsabilidade não é igual a de uma criança. Esta não consegue perceber se está atrasado ou no tempo certo, por isso, não atribua a culpa de chegar a más horas ao trabalho aos seus filhos.
Se o fizer, estes vão chorar, não vão entender, são ter um mau comportamento, pois não conseguem gerir as emoções como os adultos e criar uma birra sem necessidade.
7º Defina uma rotina
Criar uma rotina e cumpri-la sem preguiça, é uma forma de estabelecer regras e habituar os mais novos a adotá-la na sua rotina também.
Exemplo de rotina: acordar com música, fazer a higiene, tomar o pequeno-almoço, lavar os dentes e sair de casa.
8º Coloque a loiça do pequeno-almoço numa prateleira baixa
Se uma das birras é motivada por causa de qual caneca o(s) filho(s) vai beber o leite, está na hora de deixá-lo assumir essa função.
A autonomia e a confiança em tomar uma decisão, também fazem parte do desenvolvimento dos mais pequenos.
Outros artigos relacionados: