Está numa aula de pilates, crossfit, cycling ou outra aula e começa a bocejar? Mas não sabe porquê? Nós explicamos.
O que é o bocejo e para que este serve?
Se já se questionou porque boceja quando está a treinar mas ainda não sabe a resposta, nós ajudamos, fizemos uma lista de motivos pelos quais pode estar a bocejar. Mas, primeiramente, fique a saber que o bocejo é um reflexo fisiológico e involuntário que pode desempenhar diferentes funções.
4 Funções do bocejo:
1ª Regulação térmica: O bocejo ajuda a regular a temperatura do cérebro. Quando bocejamos, o aumento do fluxo sanguíneo pode ajudar a resfriar o cérebro, especialmente em situações de superaquecimento, como por exemplo, quando está a fazer desporto.
2ª Aumento do estado de alerta: O bocejo também pode estar relacionado com a necessidade de aumentar o estado de alerta, especialmente quando estamos cansados ou aborrecidos. Isso pode ajudar a oxigenar o cérebro e despertar o corpo.
3ª Empatia social: Em grupos sociais, o bocejo pode ser uma forma de empatia ou de sincronização social. Há quem afirme que o bocejo é contagioso, pois quando vê alguém a bocejar, involuntariamente acaba por bocejar também
4ª Alívio do estresse: Alguns estudos indicam que bocejar pode ajudar a reduzir o stress, possivelmente através da regulação do sistema nervoso autónomo.
Embora essas teorias existam, o verdadeiro propósito do bocejo e os benefícios do bocejo ainda estão a ser estudados.
Porque boceja quando está a treinar?
Uma das razões que poderá justificar o bocejo durante o treino é o seu nível de fadiga e outra razão tem haver com a temperatura corporal. A seguir vamos indicar vários motivos que justificam o bocejo durante o treino.
Motivos para bocejar durante o treino:
- Cansaço físico: a causa mais comum do bocejo é o cansaço, e esta pode ter várias causas, como por exemplo, má alimentação e falta de hidratação.
- Cansaço mental: o cansaço do dia-a-dia, a falta de disposição, as noites mal dormidas e o stress vão afetar o seu desempenho no treino, provocando bocejos.
- Temperatura corporal: o bocejo ajuda a baixar a temperatura corporal e aumenta a quantidade de sangue que chega até ao cérebro.
- Tipo de exercício realizado pouco desafiante: os treinos devem ser adequados aos objetivos, gostos e necessidades de cada pessoa, de forma, a que estes sejam desafiantes e interessantes para a pessoa que está a executá-los.
Em suma, o fator mais comum talvez seja a necessidade de aumentar oxigénio para o cérebro e diminuição da temperatura corporal.
Outros artigos relacionados:
Do conforto à sustentabilidade
Como começar uma rotina matinal saudável e como mantê-la?
Como começar o dia sem café? As melhores dicas!